O que são visualizações terapêuticas? – Efeito Luz

O que são visualizações terapêuticas?

Visualização Terapêutica

O cérebro não consegue diferenciar realidade de imaginação.

Dr. Roberto Azambuja – Dermatologista escreveu um artigo sobre visualização e vamos aqui, destacar alguns trechos importantes:

“Assim, as imagens estão relacionadas com o estado fisiológico. Todas as imagens produzidas na mente alteram a freqüência cardíaca e a respiratória e o tônus muscular, mesmo que essas alterações sejam imperceptíveis. É impossível ter uma imagem mental sem alguma alteração fisiológica.” (…)

“Isso ocorre, porque o cérebro não interpreta o que a mente coloca nele. Para ele tudo o que vem da mente é realidade e independe de tempo e espaço. Daí decorre que todas as pessoas sofrem muito mais com a fantasia do que com a realidade.”

Sobre a bioquímica da visualização ele afirma: “A produção dessas substâncias é determinada a partir do hipotálamo, que processa as informações vindas da mente via córtex e tecido cerebral. Conforme seu efeito no organismo, os pensamentos podem ser facilitadores ou limitantes. Os primeiros facilitam a função imunitária, os últimos a deprimem.”

“A força que uma imagem tem no organismo é influenciada pelo número de vezes que é apresentada, pela importância a ela atribuída pela pessoa e pela emoção associada a ela. Quanto mais vezes uma imagem é focalizada, quanto mais importante ela for para a pessoa que a produz e quanto mais forte a emoção que a acompanha mais intensa a mudança que ela vai provocar no organismo.”

O Dr. Lair Ribeiro, em um de seus livros, relata a seguinte experiência:

“Na Universidade de Yale, foram selecionados trinta estudantes que nunca haviam atirado. Todos fizeram testes de tiro e foram selecionados porque obtiveram a mesma média de acerto. Depois disso, eles foram divididos em três grupos: o primeiro grupo treinou vinte minutos por dia, cinco dias por semana, durante seis semanas; o segundo, veio ao campo de treinamento o mesmo número de vezes que o primeiro, mas apenas imaginou-se atirando ao alvo, fazendo com as mãos o gesto de atirar; o terceiro, vinha ao local dos treinos, mas só ficava brincando à toa. Após o período de seis semanas, os testes de tiro foram repetidos: o primeiro grupo, que havia treinado com revólver, melhorou 83%; o segundo grupo, que apenas visualizou os tiros, melhorou 82%; e o terceiro grupo, que ficou à toa, apresentou o mesmo desempenho anterior. Isto demonstrou que o revólver foi nada mais nada menos do que um instrumento para concentrar a mente. Assim como as mãos e os olhos.”

Podemos entender que os mesmos processos de sinapses utilizados pelo cérebro durante a percepção de um objeto separado e externo são os mesmos processos de sinapses utilizados durante a imaginação desse mesmo objeto, agora apenas em nossa percepção interna, particular.

Objetivo

Nosso objetivo com os vídeos de Visualizações Terapêuticas para Saúde é criar um recurso a mais em qualquer tratamento, é gerar um auxílio para aqueles que precisam.

Dispomos nos vídeos de uma linguagem menos direta e que busca driblar qualquer resistência da mente porque acreditamos que é a melhor forma de alcançar os objetivos pretendidos.

ATENÇÃO: OS VÍDEOS NÃO SUBSTITUEM QUALQUER TRATAMENTO